Uma Outra Visão do Paraguay

27/06/2012 08:10

A participação em conjunto com diplomatas paraguaios de algumas negociações internacionais resultou na minha admiração pessoal pela coragem e pragmatismo deles. Ao contrário da diplomacia brasileira, que chega às negociações com instruções imprecisas e sempre sujeitas a mudanças de humor da presidenta, os Paraguaios sabem e conhecem os interesses nacionais e os defendem com dedicação e afinco.

No dia-a-dia, fico muito triste com a ignorância que é praticada pelos brasileiros de atribuir aos paraguaios uma série de problemas que são do Brasil. Quando se trata de produtos piratas, falam logo do Paraguay, esquecendo que em todas as capitais estaduais há mercados destes produtos vendidos por brasileiros e feitos no Brasil. Aliás, não dá para imaginar que a fonte da pirataria seja o Paraguay, quando a capacidade de produção de lá é menos de um décimo da nossa. Fala-se da legalização no Paraguay de carros roubados no Brasil. Ora, não conheço ninguém que tenha sido assaltado nos termos de “Hola: pasa-me la llave!” ou “El coche o la vida!”. Em todos os casos quem ROUBA, quem deixa passar na fronteira e quem mais lucra com o negócio é um BRASILEIRO. Não tenho dúvidas que pirateadores e ladrões há muitos mais aqui que no Paraguay.
Fico também muito decepcionado com a diplomacia político-partidária que coloca nosso país ao lado de Hugo Chaves, Rafael Correia, Cristina Kirchner e Evo Morales, repetindo uma indesejada, desnecessária e descabida “Tríplice Aliança”. Fico esperançoso que os Estados Unidos possam assumir a liderança regional que, com esta atitude medíocre, o Brasil está perdendo.
No atual momento, o Paraguay precisa de apoio, pois tirou do poder um presidente corrupto, talvez nem tanto quando outros que conhecemos, e o fez dentro da legalidade. Este é o tema do artigo que acabei de ler e que está reproduzido em vários sites da Internet, um deles o portal brasil247. Não deixe de ler.

https://brasil247.com/pt/247/mundo/66508/A-guar%C3%A2nia-do-engano-guar%C3%A2nia-engano-chiqui-avalos.ht

Sérgio Figueiredo

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!