“SE DER ERRADO, RECOMECE!" SERÁ VEICULADO NO CINE HUMBERTO MAURO"

28/04/2023 21:40

Filme com elenco composto por crianças e adolescentes aborda TDAH de forma leve e criativa

 

Sábado29 de abril, o Cine Humberto Mauro, localizado nas dependências do Centro de Cultura Raul de Leoni, abre as portas para a veiculação do média-metragem petropolitano "Se der errado, recomece!". A obra, que tem no elenco os alunos de teatro do Ecoarte - Espaço Cultura da atriz e professora Andrea Dutra, será apresentado ao público em duas sessões, a primeira às 17h30 e a segunda, logo em seguida, às 19h.

 

O filme é o resultado do trabalho da turma de teatro que teve início no segundo semestre de 2021, ainda no período da pandemia, e se estendeu ao longo do ano de 2022, com gravações espaçadas por conta de fortes chuvas em Petrópolis e do incêndio que afetou a casa da professora Andrea.

 

“As gravações terminaram no final de 2022 e desde então as demandas do dia a dia ficaram por conta da reabertura do Ecoarte - Espaço Cultural, da edição e finalização do trabalho e da busca pelo espaço ideal p

ara a estreia do média-metragem que não é apenas um filme, mas o empenho de muitas pessoas. Estou muito feliz em ter conseguido uma data na agenda do Centro de Cultura Raul de Leoni para o lançamento”, pontuou Andrea Dutra.

 

O roteiro foi construído a partir de personagens construídos nas aulas de teatro pelos próprios alunos, nas atividades de improvisação e 

criação coletiva. De acordo com Andrea, aos poucos os alunos e professora foram costurando a história e finalmente, o texto foi finalizado por Andrea e de fato foi iniciada a preparação efetiva dos personagens.

 

“Luciana Gomes apoiou de forma efetiva a produção, desde o suporte na gravação de cenas propriamente ditas, como na elaboração do visagismo de alguns dos personagens. Assumo que além de preparar o elenco eu também gravei muitas das cenas com o apoio dos pais e até mesmo, sozinha com as crianças. A edição ficou por conta do ator e amigo Fábio Branco ”, relembrou Andrea.

 

O filme conta a história de um rapaz chamado Onerdo, que cresce acreditando no reforço negativo de sua mãe, que por falta de esclarecimento, tenta negar um possível TDAH - Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade - em seu filho. A falta de sucesso na carreira profissional gera grandes conflitos internos, mas Onerdo nunca desiste de recomeçar.

 

O média-metragem tem pitadas de humor do protagonista, embora o drama do personagem emocione com suas memórias. O TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Está relacionado a alterações de início precoce no desenvolvimento, que podem cursar com déficits no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Em via de regra os sintomas surgem na infância e podem acompanhar o indivíduo por toda a vida. De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção - ABDA, o número de casos de TDAH varia entre 5% e 8% na população mundial.

 

“O TDAH deve ser tratado de modo múltiplo, combinando: medicamentos, psicoterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, orientação aos pais e professores e ensino de técnicas específicas para o paciente.                                                                                                                                                                                                             Todos esses elementos compõem o tratamento, lembrando que cada pessoa diagnosticada possui suas especificidades e graus diferenciados do transtorno. Não fez parte do nosso filme um trabalho aprofundado sobre a temática, mas a questão surgiu de forma natural vindo dos próprios alunos e eu realmente percebi a importância de ir além na trama da obra”, ponderou Andrea.

 

Os ingressos estão à venda por R$15,00 (quinze reais) no Ecoarte | Espaço Cultural, localizado no Edifício Cinda, à Rua Alencar Lima, 35 - sala 1002 - Centro – Petrópolis/RJ. Mais informações podem ser obtidas por meio do celular/ whatsApp (24) 99941-8832 ou do Instagram @espaco.ecoarte. O Cine Humberto Mauro, localizado nas dependências do Centro de Cultura Raul de Leoni, possui capacidade de 50 lugares e a apresentação está sujeita a lotação.

 

SERVIÇO

Ecoarte | Espaço Cultural

Edifício Cinda

Rua Alencar Lima, 35 - sala 1002

Centro – Petrópolis/RJ

WhatsApp: (24) 99941-8832

Instagram: @espaco.ecoarte

Google Maps: https://goo.gl/maps/KRkamfXYMLEB8mQa6

 

Andrea Dutra

Professora na Escola Favo de Mel de 1991 a 2017; Formada em Letras- Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literatura em 2005 – Universidade Estácio de Sá; Professora de Teatro em escolas particulares desde 2000; Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II – Contrato do Estado no ano de 2006;Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Projeto Viva Rio; Professora de teatro do PRO JOVEM – Projeto da Prefeitura de Petrópolis em 2010 e 2011; Professora de teatro na Instituição de Ensino COMAC para jovens em 2012; Professora de teatro na Escola Paroquial Nossa Senhora do Amparo em 2013; Contratada diversas vezes pela Escola João de Barro para realizar as Festas de Encerramento; Diretora de elenco do Programa Tagarelas realizado em 2018; Atualmente, Professora de teatro para crianças, adolescentes e adultos no Espaço Ecoar Teatro; Professora de Língua Portuguesa por Contrato da Prefeitura no ano de 2019 e novamente contratada ao ano de 2020 até os dias de hoje; Professora de teatro e TEC (Tecnologia e Experiências Criativas) no Colégio Pensi Petrópolis; Atriz permanente do Museu Imperial no Projeto “Um Sarau Imperial” desde 2010.