PSF DA FAZENDA INGLESA REALIZA FESTA PELO DIA DO CORAÇÃO

01/09/2015 00:38

Prefeitura mantém grupos de prevenção à hipertensão e combate ao tabagismo na unidade

 

Cerca de 60 pessoas participaram na quarta-feira (30/9) de um evento alusivo ao Dia do Coração, promovido pela equipe do Posto de Saúde da Família (PSF) da Fazenda Inglesa. Palestras, atividades físicas, jogos, aferição de pressão e do Índice de Massa Corporal (IMC) foram algumas das atividades realizadas pelos profissionais que enfeitaram de vermelho o salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida.

 

“Dentro das unidades de saúde da família, a Prefeitura desenvolve grupos de prevenção à hipertensão e ao combate ao tabagismo que são fatores de risco para as doenças cardíacas. E hoje o dia do coração está sendo lembrado com atividades em vários postos. A festa promovida pelo PSF Fazenda Inglesa está muito bonita e é bom ver a integração da equipe com a comunidade”, disse a coordenadora do Programa HiperDia (Hipertensão e Diabetes) da secretaria de Saúde, Adriana Papinuto.

 

Atualmente 27 mil pacientes hipertensos estão cadastrados na secretaria de Saúde. Estima-se que em torno de 24% da população petropolitana tenha hipertensão, seguindo a tendência nacional. No ano de 2013, 33% dos óbitos registrados no município foram causados por doenças do aparelho circulatório. Para a enfermeira do PSF Fazenda Inglesa, Eliane Maria Lima, esses eventos servem de alerta para as pessoas cuidarem bem do coração. “Temos pacientes que reduziram o sal e passaram a consumir alimentos mais saudáveis e conseguiram controlar a pressão arterial sem a ajuda de remédios. Isso é importante”, disse.

 

O aposentado Gelmar Martins Fonseca, de 62 anos, é um exemplo que a mudanças de hábitos ajudam o coração. “Há dois anos parei de consumir tanto sal. Minha pressão ficava entre 16 e 18, agora está 11,7. Minha vida melhorou bastante e o coração agradece”, comemorou.

 

“As doenças cardiovasculares matam prematuramente e por isso é preciso cuidar bem do coração. Uma alimentação saudável e atividades físicas evitam o aparecimento dessas doenças. Cuidar do coração é evitar consumir gorduras, frituras, sal e açúcar. Não fumar e realizar exercícios pelo menos 30 minutos diariamente”, explicou Adriana.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!