Prefeitura de São Luís firma parceria para oferecer aulas de balé a estudantes

29/02/2016 11:06

"Pensamos no projeto 'Dançando e Avançando' como forma de oportunizar a prática de uma atividade não tão acessível, promover inclusão social e estimular nas crianças o interesse pela dança", destacou a primeira-dama e coordenadora do programa "Todos por São Luís", Camila Holanda, sobre o projeto. O 'Dançando e Avançando' tem a parceria da Prefeitura de São Luís. Nesta primeira etapa serão contemplados 300 estudantes da área Centro e entorno. O objetivo é alcançar todos os alunos da rede de ensino do município nas próximas etapas do projeto. A ação conta com a parceria da iniciativa privada.

O projeto é voltado para estudantes entre quatro e 15 anos, da rede municipal de ensino. Por meio do projeto, as crianças terão acesso a aulas de balé, totalmente gratuitas e permanentes. "A ideia é formar profissionais do balé", reitera Camila Holanda.

O projeto nasceu por meio de consultas feitas aos pais de alunos revelou o interesse pela atividade. O balé foi a modalidade colocada no topo da lista das preferências para as crianças. A dança ressalta a disciplina, desperta o senso de organização, de determinação, além de movimentar e exercitar o corpo. "É uma atividade muito completa. Delicada, ao mesmo tempo em que confere firmeza. E sabendo que nem todos podem ter acesso, pensei o quanto seria edificante oportunizar a nossas crianças", explica a primeira-dama.

TESTES

O projeto está em fase de organização e planejamento de cronograma. Em março serão divulgadas as inscrições e os interessados passarão por testes de aptidão física. Deverão ainda estar regularmente matriculados na rede municipal de ensino, ter assiduidade e frequência. As aulas têm previsão de início na segunda quinzena de março, em uma sala especialmente preparada para a atividade, na creche Maria de Jesus Carvalho, localizada no bairro Camboa.

O espaço está em fase de adequação e adaptação para que as crianças usufruam da estrutura necessária às aulas. Além da climatização, a sala recebe espelhos, pintura, tapetes e barras fixas. As aulas serão ministradas pelas professoras Débora Buhaten e Miliani Moreira, nomes do balé maranhense reconhecidos dentro e fora do país.

Disciplina, concentração e coordenação motora são algumas habilidades que serão trabalhadas nas aulas. "Com a disposição da primeira-dama Camila Holanda, que é a madrinha deste projeto, estamos começando a concretizar um sonho. Qualquer criança pode aprender a dançar, independente de classe social", disse Aquiles de Jesus Suathé Berredo, gestor da creche.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!