PREFEITO SE REÚNE COM EMPRESA RESPONSÁVEL PELAS OBRAS DE ATERRAMENTO DA FIAÇÃO NA RUA DO IMPERADOR

03/04/2016 12:26

As obras de instalação subterrânea das fiações de telefonia, água, gás natural e TV a cabo do lado ímpar da Rua do Imperador irão sair do papel: a empresa Engeluz, vencedora da licitação realizada pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), recebeu a ordem de serviço que permite o início dos trabalhos, incluindo também a retirada dos postes antigos. Na última quarta-feira (30/3), os diretores da empresa se reuniram com o prefeito Rubens Bomtempo, para acertar os detalhes e garantir que as intervenções causem o menor impacto possível para o comércio e as pessoas que transitam pela via.

A obra, orçada em R$ 6,2 milhões, será custeada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que aprovou o projeto apresentado pela Prefeitura. As verbas do Prodetur inicialmente seriam destinadas para a revitalização da Rua Teresa, mas a forma de condução da gestão anterior fez com que os empresários rejeitassem a proposta. Quando assumiu o governo, o prefeito Rubens Bomtempo conseguiu a recuperação da verba junto ao então vice-governador Luiz Fernando Pezão, remanejando para a conclusão das obras de revitalização da Rua do Imperador.

“O comércio e o turismo da cidade irão ganhar muito com essa obra, que encerra as obras de revitalização do Centro Histórico. Agora, vamos construir um calendário de diálogo com as concessionárias. As galerias e as caixas de passagem para receber os equipamentos estão prontas, ou seja, não haverá grandes intervenções físicas, como a quebra das calçadas”, lembrou o prefeito Rubens Bomtempo, destacando que, a partir de 2008, com a nova Rua do Imperador, o Centro Histórico voltou a ser o principal destino turístico de Petrópolis, recebendo novos hotéis e pousadas. A oferta de leitos teve um aumento de 45,35% com a revitalização, que remodelou e reorganizou o coração da cidade.

O secretário de Obras, Jorge Maia (Bolão), afirmou que a Prefeitura está à disposição da empresa para o apoio necessário durante as intervenções. “A empresa contratada tem experiência neste tipo de obra, e conhece as características da nossa cidade. Por isso, é importante ter uma sintonia fina, minimizando todos os eventuais impactos que possam ocorrer durante as obras”, disse o secretário.

A experiência em obras de instalação de rede subterrânea de fiação foi lembrada pelo sócio da empresa Engeluz, Rodson Lopes, que se colocou à disposição da Prefeitura. “A obra vem através do Prodetur, que é estadual, mas vamos estar sempre em contato direto com a Prefeitura, pois os técnicos do município participaram da obra de revitalização e conhecem toda a estrutura que existe”, afirmou Rodson.

O Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), gerido pelo Governo do Estado, busca organizar as intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística. A partir do planejamento das áreas turísticas prioritárias, são propostas intervenções públicas a serem implantadas de forma que o turismo venha a constituir uma verdadeira alternativa econômica geradora de emprego e renda principalmente para a população.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!