Pedestre, ajude você também a melhorar o trânsito!

16/07/2013 00:00

Sem assunto
Do que vamos falar esta semana? Das idas e vindas do governo federal, que não ouviu ou não entendeu o que o povo pedia nas manifestações? Da certa perda de PIB de 2013 devido às manifestações e imensos feriados neste ano?  Veja que cada dia de loja fechada representa 1/25 a menos de faturamento no mês! Das novas construções sobre áreas desmoronadas, onde morreram pessoas aqui em Petrópolis, conforme a imprensa tem alertado? Da certeza que nas eleições do ano que vem o povo irá votar nos mesmos de sempre?
Vivemos tempos da diversão irresponsável e do consumo desenfreado. A eles acompanha a desesperança e a falta de perspectiva. A esta acompanha a violência, permanentemente crescente nos centros urbanos.
Deprê...
Nada! Tem sempre um bom filme para se ver - embora esteja ocorrendo um Poltergeist lá em casa e estão "missing' duas produções históricas hollywoodianas. Tem sempre o brilhantismo de um arquiteto, um designer ou um diretor de cinema. E tem nossos filhos e agregados a nos dizer as maravilhas que nos alegram. Enfim, ainda que se constituam exceções à mediocridade que aflige a sociedade global, há seres humanos que não desanimam, levantam, sacodem a poeira e dão a volta por cima! Além disso, nos apresentam a divindade da criação humana e, isso dito por um agnóstico, tem mais valor; ou não?
Para não ser filosófo nem dono da verdade...
Faço uma contribuição a sociedade petropolitana: Petrópolis não é Frankfurt nem Bonn - cidades alemães que eu conheço um pouquinho. Não adianta querer trazer para cá o comportamento de lá. Somos brasileiros e, por isso:

FAIXA DE PEDESTRE NÃO É LUGAR DE BRINCAR DE ESTÁTUA.

Se a intenção é atravessar a rua, encare os motoristas dos veículos e sinalize com a mão aberta sua intenção. Não estou recomendando que se joguem na frente dos carros. Mas ficar imóvel olhando pro celular ou pro céu está errado. Demonstre com a mão aberta o que você deseja fazer, e com seu corpo também.

SINALIZE SEMPRE SUA INTENÇÃO DE ATRAVESSAR A RUA PELA FAIXA DE PEDESTRES,  e verifique se sua sinalização foi percebida pelos motoristas. É assim que funciona em Brasília e é por falta de sinalização que muitos motoristas não param na faixa aqui em Petrópolis.

Pedestre, ajude você também a melhorar o trânsito!

Sérgio Figueiredo

Eng. Mestre em Desenvolvimento Ambiental Sustentável 

 

& Gestor Público


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!