Mariana MG Antes e Depois
História de Mariana é marcada pelo pioneirismo: foi a primeira vila, a primeira cidade e a primeira capital planejada do Estado de Minas Gerais. Nascida em 1696, como arraial de Nossa Senhora do Carmo, e elevada à cidade em 1745, Mariana abriga até hoje riquezas dos tempos do Brasil Colônia ligadas à religiosidade, à produção de ouro, à projeção artística e muitas descobertas.
Ao caminhar pelas ruas, quase todas com linhas retas e praças retangulares, logo se percebe a forte herança da fé. São dezenas de igrejas e capelas, muitas construídas ainda no século XVIII sob forte influência da arte barroca e com pedras extraídas das minas de ouro. A cidade também possui dois seminários. Aliás Mariana foi o primeiro centro religioso de Minas e sede do primeiro bispado do Estado.
Em Mariana também nasceram personagens expoentes da cultura brasileira: o pintor sacro Mestre Ataíde, o poeta e inconfidente Cláudio Manuel da Costa e os poetas Alphonsus de Guimarães e Frei Santa Rita Durão, autor do poema “Caramuru”.
Segundo informações de um jornalista local, o desastre é bem maior do que vem sendo noticiado pelas emissoras nacionais, contam-se o número de mortos pelos corpos encontrados, mas já seriam mais de 300 desaparecidos, segundo ele uma localidade com aproximadamente 600 moradores, pouco mais da metade conseguiu sair.
Como Ajudar?
Prefeitura de Mariana divulgou locais que estão recebendo doações para ajudar os atingidos pelo rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues, na Região Central de Minas Gerais. Os interessados devem se dirigir ao centro de convenções do município, na Avenida Getúlio Vargas, e à Câmara Municipal de Ouro Preto, na Praça Tiradentes, no Centro da cidade histórica.