Handebol e Futebol de Campo agitam o fim de semana de atividades esportivas em Petrópolis

18/10/2021 21:17

Handebol e Futebol de Campo agitam o fim de semana de atividades esportivas em Petrópolis

 

O início do Campeonato Municipal de Handebol no masculino e no feminino, e a disputa da segunda rodada dos Campeonatos de Futebol de Campo nas categorias Sub-11, Sub-13 e Super Master - para atletas acima de 50 anos - agitaram o fim de de semana de atividades esportivas em Petrópolis. Cerca de 250 atletas estiveram envolvidos nas competições promovidas pela Liga Petropolitana de Desportos (LPD) neste domingo (17), com apoio da Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL).

 

Início do Campeonato de Handebol

 

O destaque do domingo (17) foi o início do Campeonato Municipal de Handebol. A competição, que foi organizada pela LPD pela primeira vez em Petrópolis em 2019, teve a segunda edição do campeonato da modalidade iniciada no Ginásio José Borzino, casa do Petropolitano FC. O campeonato conta com sete equipes - quatro no masculino e três no feminino -, incluindo times até das cidades de Três Rios e de Duque de Caxias. 

 

O arremesso inicial foi dado entre os homens. Em uma partida emocionante e equilibrada, o Santa Isabel FC/Handserra venceu o Palmeira FC/Raça Hand por 25 a 23 na abertura da primeira rodada. No jogo do feminino equilíbrio total e partida empatada em 14 a 14, entre Petropolitano FC/Handebol Três Rios e Santa Isabe FCl/HCI. Concluindo a rodada de jogos pelo masculino, a equipe do EC Cascatinha/Tenente ganhou do Petropolitano FC/Handebol Três Rios de 28 a 23. O EC Corrêas/Titãs, atual campeão no feminino, folgou nessa primeira rodada.

 

“O campeonato de Handebol é disputado pelos clubes petropolitanos, em parceria com equipes de handebol da cidade e fora de Petrópolis. Essa parceria permite fortalecer a modalidade na cidade. Organizamos o campeonato através dos clubes, e as equipes de Handebol, com atletas, treinadores e apaixonados pelo esporte, ajudam a fomentar a modalidade em Petrópolis”, explica o presidente da LPD, José Luís Neto.

 

De acordo com a fórmula de disputa da competição, nas duas categorias as disputas serão realizadas em jogos de turno único entre as equipes. Pelo masculino e feminino, os dois primeiros colocados avançam à final. As equipes de melhor campanha terão mando de quadra da fase eliminatória. A próxima rodada da competição acontece no dia 7 de novembro, novamente no Ginásio José Borzino, do Petropolitano FC, a partir das 13 horas.

 

Futebol de Campo Sub-11, 13 e Super Master tem segunda rodada

 

Neste domingo (17) não faltou bola rolando e rede balançando nos campos petropolitanos. Com quatro jogos, foram disputadas a segunda rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo nas categorias Sub-11, Sub-13 e Super Master, para atletas acima de 50 anos. O confronto entre EC Vera Cruz e EC Corrêas, que seria disputado por atletas de onze e treze anos, foi adiado devido a forte chuva que atingiu o Estádio 7 de Setembro, casa do Vera Cruz, inviabilizando que a bola rolasse para os jogos. 

 

Na partida realizada pelo Sub-11, o Petropolitano FC venceu o Serrano FC por 3 a 1, jogando em casa no Estádio Carlos Guinle. Pedro Garcia abriu o placar para o Petrô no primeiro tempo. Iudi empatou para o Serrano no início da etapa complementar. Miguel Oliveira marcou duas vezes para o Petropolitano, aos 5 e aos 10 da segunda etapa, dando números finais a partida. Pelo Sub-13, o Serrano FC jogando fora de casa venceu o Carangola FC no Estádio Luciano Ferreira da Costa, por 2 a 1. Bernardo no primeiro tempo e Nicolas no segundo marcaram pelo Leão da Serra. Maurício descontou quando a partida já estava 2 a 0.

 

No Super Master, os jogos foram disputados no Estádio Santa Isabel FC, no Caxambu. No primeiro jogo do dia, o time da casa venceu o EC Cascatinha/Gaguinho FC pelo placar mínimo. O camisa 10, Adriano de Paula, marcou para o Santa Isabel FC/ Alegria FC. Já na segunda partida do dia, o Posse FC venceu o Boa Esperança FC por 3 a 2. Danilson abriu o placar para o Boa Esperança e Antônio Augusto empatou para o Posse no primeiro tempo. Alexandre colocou o verdão de Itaipava em vantagem novamente. Porém, Marco Antônio e Carlos Eduardo fizeram os gols da virada do time do quinto distrito. 

 

Futebol de Campo pode ter disputas no Sub-15, 17 e 20

 

Os Campeonatos de Futebol de Campo organizados pela LPD ainda podem ganhar novas disputas. A entidade convocou para a próxima terça-feira (19), um arbitral com os clubes petropolitanos para definição das competições nas categorias Sub-15 e Sub-17.Também já existem conversas para a realização de disputas pelo Sub-20. A intenção é que os campeonatos comecem ainda nesse ano e terminem em 2022.

 

No site www.ligapetropolitana.com.br estão disponíveis mais informações sobre o campeonato, assim como enquetes sobre a competição.

 

Texto: Luis Héber

 

Fotos: Ari Gomes