Entrevista com Eric Paiva do Programa de TV Espaço Doc
Nome: Eric Paiva
Idade: 38 anos
Formação/profissão: Diretor, Roteirista e Editor de Vídeos
Acorda Petrópolis - Fale um pouco sobre sua história:
Eric Paiva - Estudante de cinema pela CUFA - Central Única das Favelas 2004, onde teve aula com os principais profissionais do audiovisual no Brasil. Assistente de Produção do Programa Campus UERJ. Em 2005 se formou no Projeto Viajando na Telinha na qual, por dois anos, foi monitor de edição dos projetos das turmas. Em 2008, teve um curta, “Vento em Roupa de Balé” premiado como melhor filme pela ABI – Associação Brasileira de Imprensa. Foi editor na Mostra Geração do Festival do Rio de 2008. De 2010 a 2012 trabalhou como editor no programa infantil Tv Piá, da Tv Brasil. Onde por três anos ajudou na elaboração da linguagem do programa, além de ser tornar Coordenador de uma equipe de editores. Em 2013 produz o documentário “Revolta dos 20 Centavos” e pequenos institucionais ativistas. Fez parte da equipe de produção do Projeto A Cor da Cultura - Fase III, do Canal Futura. Em 2014 participa do Projeto 72Horas Rio com o curta "Janelas por Enquanto". Em 2015 participa da montagem da premiada animação experimental: Mar de Teresa e contribui com a edição de material para o site Pipoca Gigante. Em 2016 idealiza um programa de pequenos documentários para a RPT (TV local de Petrópolis), o Espaço DOC.
Acorda Petrópolis - Você vem realizando um programa semanal na TV Petrópolis, fale um pouco do programa:
Eric Paiva - O programa Espaço DOC é um programa de temas diversificados e focado, majoritariamente no público jovem. Mas o programa também atrai interessados em tecnologia e um público mais amplo que está sempre em busca de novidades setorizadas da nossa cultura. Os tópicos de conteúdo abordam temas como moda, comportamento, música, cinema, esportes radicais, dança e eventos diferenciados.
Acho que há dois pontos que criam um grande diferencial no programa, além da variedade de temas:
- Aliar a linguagem cinematográfica do documentário (DOC) com a linguagem de vídeos do youtube,
- A forma particular com que os assuntos são abordados.
Porém, também temos a noção que por não haver produto similar na tv petropolitana, demora para que o público se acostume com o formato do programa. É uma atração nova que ainda tem muita coisa para mostrar da região serrana, baixada fluminense e do Rio de Janeiro.
O programa vai ao ar toda quinta-feira as 18:30h na RPT (Rede Petrópolis de Televisão) pelo canal 10 da Techcable, também on line na página do canal. E um dia depois está disponível no nosso canal no youtube. Em breve o programa estará disponível num aplicativo da RPT.
Acorda Petrópolis - História do programa, como surgiu a ideia, sempre quis trabalhar com TV?
Eric Paiva - Tenho uma formação cinematográfica. Mas o audiovisual é uma área bem ampla. Acaba que cinema, tv e até os vídeos feitos para a internet são bem próximos, respeitando a linguagem de cada um.
Já trabalhei com tv, mas dirigir e roteirizar um programa é a primeira vez. Quando me mudei do Rio para Petrópolis fui atrás de emprego no canal local da cidade e devido a experiência contida no meu currículo não consegui o emprego, mas a chance de colocar um programa no ar. Como eu ainda não havia tido essa experiência e me sentia capaz de apresentar algo simples, bem feito e bacana, agarrei essa oportunidade. Tenho várias ideias. Escrevo muito. O Espaço DOC foi a segunda opção de programa apresentada. Havia outra possibilidade que ainda penso em dar prosseguimento, como também a uma novela feita na cidade, mas isso são projetos futuros. Atualmente estou empenhado em fazer o programa se auto sustentar para então dar prosseguimento a outras ideias.
Acorda Petrópolis - Hoje a questão de patrocínio:
Eric Paiva - Anunciar num programa como o Espaço DOC é mais barato e fácil que pode parecer. O canal (RPT) tem uma série de pacotes e uma política de pensar a exposição da sua marca de acordo com as possibilidades e o tamanho da sua empresa. Avaliando as outras mídias de publicidade (flyer, impressos, mídia indoor etc.), os preços são muito próximos, mas a tv e a internet tem um alcance muito mais amplo.
Mesmo sendo uma concessão de espaço no canal, o programa tem uma a liberdade de negociar as possibilidades de apoio, anúncios, merchandising e patrocínio. Como o Espaço DOC não é um programa de palco/estúdio, merchandising é o que seria mais complicado de ser inserido no programa, sem ferir o tema que está sendo apresentado, mas desde que tenha alguma afinidade seria tranquilo.
Para o programa o ideal seria ter um patrocinador que arcasse com todos os custos do programa. A vantagem para o programa seria uma maior tranquilidade econômica para existir. E para o patrocinador ter a sua marca na tv e para sempre atrelado a um bom programa no youtube. Esse tipo de possibilidade no Rio de Janeiro seria uma fortuna, em Petrópolis não. E o youtube atinge o mundo todo.
Acorda Petrópolis - Em sua opinião a crise atual influencia direta ou indiretamente nos anúncios na TV?
Eric Paiva - A atual crise é mundial. Apesar do discurso inflamado, na política de hoje, sobre os culpados disso. Em várias partes do mundo existe grupos econômicos debruçados sobre esse problema. Mas no geral nossa maior questão é a circulação de capital. Mesmo que a atual postura seja a de se resguardar de alguma forma, existe uma necessidade de que tenhamos uma economia ativa. O consumidor não perdeu seu poder de compra, mas está seletivo com o que deseja e pode adquirir. E nesses tempos voluntariamente não ter visibilidade na sua marca não me parece uma opção saudável. Uma vez ouvi que todo mundo conhece a Coca-cola e consume a marca em alguma medida. Pensando que, em teoria, a publicidade de uma marca apresenta ela ao seu público consumidor tal como as novidades, a que ela, estão relacionadas. A Coca-cola não precisaria mais expor publicitariamente a sua marca para conhecimento do seu consumidor. Mas por que ela o faz? É uma questão simples: se você deixa sua marca não ser a primeira opção na mente do seu consumidor você não tem esse consumidor. Nesse aspecto a tv e a internet exercem um papel fundamental quando, dentre tantas opções de marcas e serviços, ela separa uma gama seleta deles para apreciação desse consumidor em potencial. Em tempos de crise sua marca tem que estar, potencialmente, em evidência. É um período de sobrevivência no mercado e a publicidade é ainda uma das grandes ferramentas de suporte.
Acorda Petrópolis - Para realizar suas entrevistas você faz uma pesquisa prévia do entrevistado e a seu ver qual a importância dessa investigação?
eric Paiva - Há uma seleção bem criteriosa. Levamos em conta relevância, impacto social, ineditismo e, principalmente, a importância do diálogo com o público. Mas como não somos um programa ao vivo, isso nos permite ter uma conversa mais ampla com o nosso entrevistado. Essa investigação pré-roteiro também nos dá um suporte em relação ao que apresentar e como apresentar. As vezes o tema é mais complexo de ser apresentado, afinal estamos falando de um programa que atinge a família, mas elaboramos um texto introdutório e conversamos com o entrevistado sobre a postura do programa. No geral, todos são bem atenciosos e extremamente colaborativos.
Por ter um caráter mais documental esperamos que o entrevistado se sinta bem em seu ambiente. Sempre há artistas, produtores culturais e algum tipo de personalidade e/ou profissional nos abordando via facebook. Mas, atualmente, temos limitações econômicas que nos restringe a alguns de lugares e horários (noite) para executarmos nossas matérias. Há uma infinidade de temas em nossa pauta, a maioria já possui sua pesquisa nos nossos arquivos. É só uma questão de tempo.
Acorda Petrópolis - Qual o papel dos tablets, smartfones, da internet em si na reinvenção dos programas de TV?
Eric Paiva - A tecnologia deixou de ser uma tendência. Desde meados da década de 90, como registro histórico, nós estamos passando por uma revolução tecnológica tal como foi a revolução industrial que modificou o mundo. Não sabemos onde isso vai nos levar, mas estamos a caminho. No início desse processo diziam que o compartilhamento de música iria acabar com as rádios. Que os ebooks tornariam os livros impressos obsoletos. Que os blogs e portais de notícia on line acabariam com os jornais das esquinas. E que os vídeos via streaming iriam acabar com a utilização da tv. Rádios continuam com suas transmissões, bancas de jornal e livrarias ainda vendem conteúdo impresso e as tvs continuam com a sua programação. A internet é uma zona “livre”. Qualquer um pode fazer o seu vídeo e postá-lo da forma como quiser. Mas conteúdo sofisticado e de qualidade ainda é um produto requisitado e amplamente consumido. Mas também não há como não dizer que a influência da internet no conteúdo e na forma de disponibilizar esse conteúdo não afetou o comportamento das tvs. O sistema de streaming do youtube virou a plataforma usada pelo Netflix, por exemplo. O último boom, da nova linha humorística atual, vem da internet. Com programas como Porta dos Fundos e Parafernália (e isso acabou evidente na reformulação do Zorra Total da Rede Globo).
As plataformas de exibição (tablets e smartfones), obrigam os produtores e exibidores de conteúdo a pensar estratégias e diversificar a exibição e disponibilidade dos mesmos. A Rede Globo possui um portal on line focada nesse tipo de demanda. Pensar essas plataformas é pensar em vídeos mais curtos (até 10 minutos) com linguagem moderna e dinâmica. O Espaço DOC já nasceu com essa proposta, com essa lógica. E agora, com o novo aplicativo, criado pelo do canal, o programa será exibido em todo seu potencial.
Acorda Petrópolis - Você acredita que na atualidade o público está exigindo mais variedade e qualidade nos programas de TV?
Eric Piava - Sim. Esse tipo de demanda do público é cada vez mais crescente. Contar histórias é uma das habilidades mais antigas de nós como seres sociais. É parte do nosso cotidiano. Queremos sempre novas histórias e outras perspectivas sobre os assuntos que permeiam nossas vidas. É fato que essa demanda constante exige histórias melhores, mais engraçadas e longe do lugar comum.
O Espaço DOC foi pensado para estar em afinidade com esse tipo de demanda. Um programa rápido, cheio de conteúdo, temas variados e com uma linguagem informativa e dinâmica está alinhado com o tipo de exigência do público atual.
Deixe um recado aos leitores do Acorda Petrópolis e o público que assiste o eDOC na TV Petrópolis.
Eric Paiva - Estamos fazendo um programa com muito carinho para vocês. Um programa que fazemos questão que não tenha preconceitos, que ouça e veja o outro seja ele qual for. E mostre sua expressão artística da maneira que ela é e merece ser mostrada. Um programa para que nossos filhos se vejam representados como sociedade e que seus pais os compreenda, nesse mundo de mudanças constantes e novos paradigmas. O Espaço DOC é um programa onde o espaço é para todos seja assistindo ou participando dele. Espero que vocês gostem muito e que nos traga mais sugestões sempre.
Abraços.