COMITIVA DE MUNICÍPIO ARGENTINO VISITA SECRETARIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

21/11/2015 00:29

    Uma comitiva da Defesa Civil de San Martín, Argentina, esteve nesta semana em Petrópolis conhecendo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, no Centro. O grupo foi recebido pelo secretário Rafael Simão, que fez uma apresentação sobre as ações de prevenção que vêm sendo realizadas pela Prefeitura em Petrópolis desde 2013. A comitiva argentina, tendo à frente o diretor geral de Defesa Civil e Vigilância de San Martín, Juan Carlos Meraldi, também fez uma apresentação.  

 

    A visita faz parte do intercâmbio firmado entre a Prefeitura de Petrópolis e o município argentino para o fortalecimento da resiliência das duas cidades. Como define a Organização das Nações Unidas (ONU) – órgão que promove e financia o intercâmbio –, cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos. O intercâmbio, com duração de seis meses, prevê a troca de experiências e visitas de técnicos entre as Defesas Civis dos dois municípios.

 

    O secretário Rafael Simão afirma que essa parceria internacional fortalece ainda mais a Defesa Civil de Petrópolis. “Foi uma grande oportunidade que tivemos ao receber essa delegação de San Martín em Petrópolis. Pudemos trocar experiências, falar das ações positivas e também das dificuldades das Defesas Civis nas duas cidades. Foi muito importante os nossos agentes terem tido esse contato com a Defesa Civil de San Martín, porque enriquece a nossa visão sobre prevenção e resposta a desastres naturais”, disse Simão.

 

    Em San Martín, o principal risco climatológico é o de inundações. “Todas as Defesas Civis têm os mesmos objetivos. Nesse encontro, identificamos coisas muito parecidas entre as duas Defesas Civis, e isso é o mais importante, porque mostra que estamos em um bom caminho. Nós também trabalhamos para que os moradores dos bairros nos ajudem, para que não haja só um lado, o oficial. É importante que a população participe também”, disse Juan Carlos, referindo-se às ações das duas Defesas Civis nas comunidades.

 

    Japão – Outra parceria internacional com a participação direta da Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, e que está em andamento é a estabelecida entre o Brasil e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para a redução de desastres naturais em Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau (SC). Ao fim da parceria, iniciada no fim de 2013 com duração de quatro anos, a Jica produzirá manuais para os três municípios com orientações sobre quatro eixos: alertas antecipados, mapeamento de risco, planejamento urbano e obras de prevenção e recuperação.

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!