Carta Aberta - Monique Bertoldi
Em Julho de 2008 eu postei minha primeira edição do Acorda Petrópolis num perfil do hoje extinto Orkut. Passou a fazer parte da Rede NIng (plataforma paga) durante três anos, e lá tomou uma proporção e um acesso que eu nem imaginava, me abriu muitas portas e também ajudei muita gente. O trabalho interativo foi evoluindo.
Em 2011, fomos não só enquanto mídia interativa, mas voluntários na Cruz Vermelha devido às enchentes que afetaram a região serrana. O trabalho que pelos voluntários foram realizados foi impar. Infelizmente a entidade de renome nacional enfrentou seus problemas por má administração.
Diversas parcerias foram se formando a partir de então: colunistas, divulgadores culturais, empresas recém-inauguradas, assessoria de imprensa, grupos solidários. Diversas sugestões de pauta que enviei a diversos veículos e foram aceitas. Aqueles que me procuram eu disponibilizo espaço na medida do possível, mas compreendo que nem tudo posso fazer. Indico sempre um assessor quando vejo que a empresa precisa ir além da minha página.
Já me afastei quando vi que não era mais necessária dentro da divulgação que sempre fiz, muitos vão além do Acorda Petrópolis, e eu fico feliz! Mas eu sou um ser humano e como tal eu estou cansada de ingratidão. Quantas vezes eu ouvi de diversas pessoas que auxiliei e que as matérias eram minhas que foram postados em outros veículos, não porque eu enviei, mas porque muitos têm um acesso maior, ou porque de alguns eu ouvi que eram veículos mais imponentes, importantes, porque tem anúncio pago, porque são jornalistas formados etc. Não eu não tenho a formação jornalística, mas eu tenho a PAIXÃO que muito honestamente falta a muitos, que vivem reclamando que são mal remunerados, que Petrópolis é um ovo. Já fiz entrevista e destaquei gente que se hoje eu precisar de uma linha em seu blog não vão me dar o espaço. Mas mantém uma relação cordial, pq se precisarem de divulgação eu não vou fazer o mesmo. Só que isso cansa!
Então eu faço o que eu posso, é o meu tempo, é o meu momento, é a minha paixão, nunca foi dinheiro, porque eu sou Pedagoga e amo estar inserida em escolas em trabalhar com crianças, porque elas são sinceras, porque elas nos dão valor, porque elas não nos viram a cara. Estou afastada de escolas há alguns anos, mas não deixei de estudar. Hoje a página terá anúncio pago para quem quiser. Mas a prioridade sempre vai ser continuar o trabalho que eu sempre fiz e buscar melhorar cada vez mais.
Então anuncia quem quiser, faz parceria quem quiser. E se você é jornalista por formação e teve a possibilidade de cursar essa faculdade, dê valor! Ame a sua profissão. Escrever é tão bom! A gente sai da depressão escrevendo. Você está dentro da área, as pessoas lhe dão espaço, agradeça! Não desmereça os outros. Agradeça a dádiva que você tem de estar na profissão que você escolheu, agradeça a sua remuneração, porque vem daquilo que você lá trás na juventude ou mesmo agora escolheu pra sua vida. Não desmereça sua cidade, procure melhorar seu astral e conviver com quem te ponha pra cima. Essa carta reflete três situações diferentes, os assessores que são amigos, os jornalistas só de profissão e muita gente amigos inclusive que disseram coisas que machucaram muito, porque eu passei a ver com um olhar diferente quem se torna vitima de si mesmo(a) ou de amizades que nos fazem mal, daquelas que nos criticam para nos diminuir e não pra somar, ou mesmo que morrem na vida, antes de serem enterradas de verdade. Em determinados momentos em uma fase bem depressiva eu estava morta. E precisou perder de verdade e ganhar de outro lado pra enxergar que eu quero gente na minha vida que tenha tempo pra mim e que eu tenha tempo para cultivar amizades, pra amar ou mesmo pra continuar caminhando de uma forma mais leve.
Agradeça sempre, em qualquer profissão e por tudo que você tem, a vida tem seus altos e baixos, mas tem sempre alguém que vai te estender a mão e aqueles que vão colaborar para o seu total afundamento, muitas vezes não por maldade, mas porque tem gente que prefere caminhar sozinho.
Enfim estarei sempre por aqui...
Monique Bertoldi
Portal Acorda Petrópolis
Website: https://acordapetropolis.webnode.com.br/ &
Blog https://acordapetropolisonline.blogspot.com/