As chuvas e a construção civil

01/09/2012 11:41

 

Você é o Candidato

 

VEJA O DISCURSO DO “NOVO PREFEITO”, reflita o que foi proposto no exercício abaixo e veja se seu candidato corresponde ao que você, PETROPOLITANO, deseja do futuro Prefeito.

 

Parte 1 - As chuvas e a construção civil

“Você, como “Novo Prefeito” apresenta seu plano de trabalho:

Cidadãos Imperiais, tomarei posse no próximo ano, bem no início do período das chuvas, que não posso prever se serão ou não torrenciais. Sei, somente, que, se forem torrenciais, muitas famílias ficarão desabrigadas e poderá haver mortes. Assim, já trago pronto um novo Plano de Emergência com acréscimo de locais para receber os desabrigados e um aumento da verba do aluguel social, para o qual a Prefeitura será o avalista pelo período de 6 meses, de forma que as famílias possam retomar sua vida e reequilibrar seus orçamentos.

Já tenho pronto, também, modelo de Termo de Referência para obter recursos do Ministério das Cidades para a recuperação das áreas atingidas e para a construção de novas casas, ou apartamentos.

Aliás, temos mantido contato com o Ministério do Meio Ambiente para obtenção de recursos junto ao GEF e ao Banco Mundial para remoção de famílias das encostas que são áreas de preservação permanente, segundo o novo Código Florestal.

Para nós, petropolitanos, essa remoção não visa somente a proteção do meio ambiente mas é uma ação primordial para que as chuvas não matem mais ninguém. Petrópolis tem ainda muitos terrenos baldios e abandonados em áreas planas e vou cuidar para sua desapropriação para habitações da gente mais necessitada.

Mas, as casas e apartamentos não serão doados ou dados às famílias, porque não sou e não acho quem seja capaz de doar o que não é seu, ou seja, o dinheiro público. Falo de um pagamento subsidiado, com o governo assumindo a maior parte e usando recursos que vou obter do IPTU dos terrenos baldios que, sobretaxados, serão um estímulo ao investimento em construção civil na nossa cidade. Como todas essas obras gerarão riqueza, quero que nosso Município se aproprie dela. Por isso, estou criando com recursos do FAT e com o apoio do SEBRAE, SENAI e SENAC um Programa de Formação de Pedreiros e constituição de Cooperativas de Construção Civil.

A cidade precisa de pedreiros mais capacitados e as obras não podem ser mais feitas de qualquer jeito em qualquer lugar como agora ocorre. Serão as cooperativas que farão o trabalho de arquitetura, licenciamento e acompanhamento das obras e, depois de implementado o Programa, vou controlar o comércio de material de construção de forma que apenas obras licenciadas continuem sendo feitas.

Assim, além de gerar trabalho mais bem remunerado para os cidadãos petropolitanos, estaremos impedindo o avanço de favelas em áreas de proteção e impedindo a continuidade de obras que põem em risco a vida dos cidadãos.

Quem sabe se essas cooperativas não serão o embrião de grandes empresas de construção civil no futuro?

 

SEUS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS, pois é esse o momento de refletir sobre o que desejamos para nossa cidade nos próximos 4 anos.

NÃO SE OMITA! PARTICIPE!

 Sérgio Figueiredo

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!